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8 dicas para vender seu imóvel mais rápido

26.12.2022 Pablo Schmits Tempo est. de leitura: 09 minutos 26 segundos

8 dicas para vender seu imóvel mais rápido

Cansado daquelas dicas óbvias e genéricas sobre como vender seu imóvel? Então descubra tudo que você precisa fazer para agilizar e facilitar a venda do seu imóvel – e ninguém te conta.

Segundo informações da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, um imóvel leva em média 1 ano e 4 meses para ser vendido no Brasil.

Dependendo da sua situação, esperar esse tempo todo pode ser angustiante ou até inviabilizar o negócio – especialmente se você estiver precisando do dinheiro para aceitar um novo emprego em outra cidade e poder se mudar, por exemplo.

Além do mais, manter um imóvel vazio – sem você usá-lo nem alugá-lo – também custa dinheiro (água, luz, condomínio, IPTU, etc). Então nós decidimos te trazer 8 dicas diferentes do que normalmente você encontra, para agilizar e facilitar a venda do seu imóvel, destacando-o do que há disponível no mercado.

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1. Evite anunciar seu imóvel com todas as imobiliárias da sua região. Ao tentar vender nosso imóvel temos a ilusão de que, ao anunciar no máximo de lugares, um número maior de pessoas verá o anúncio e, consequentemente, maiores serão as chances de encontrar um comprador.

Isso é um erro, porque a maioria dos interessados em comprar um imóvel procura em várias imobiliárias e, se todas elas oferecem o seu imóvel para esse mesmo cliente, o interessado poderá ter a impressão de que você está desesperado (a) para vender – talvez até ache que o imóvel tem algum problema grave ou algo do tipo –, reduzindo as suas chances de fechar negócio. Escolha uma ou, no máximo, duas imobiliárias de confiança para anunciar.


2. O mundo hoje em dia é digital. Ao escolher imobiliárias para anunciar, prefira as que estão bem posicionadas na internet, porque o processo de compra atualmente começa nela.

Se você não conhece nenhuma, descubra isso simplesmente pesquisando no Google “imobiliária em [sua cidade]” e visitando os perfis de Instagram, Facebook e site das 3 primeiras colocadas. Escolha a que você mais se identificar.


3. Compartilhe o anúncio. A imobiliária que você escolheu publicou o imóvel no site e redes sociais? Ótimo, compartilhe-o. Dessa forma, seu círculo de amigos rapidamente verá o anúncio e poderá recomendá-lo a terceiros.


4. Fotos e vídeos costumam ser o primeiro contato dos clientes interessados em um determinado imóvel. Portanto, marque o momento da produção do material com a sua imobiliária de confiança com antecedência, e garanta que ele esteja limpo e organizado quando o dia chegar, facilitando a produção de fotos e vídeos mais bonitos. Prefira o período do dia e, é claro, dias de sol.


5. Um bom texto sempre ajuda. Passe para a sua imobiliária de confiança informações completas sobre o seu imóvel, garanta que o corretor responsável compreenda quais são os principais diferenciais e vantagens do seu imóvel. Se você não souber dizer quais são essas vantagens, procure se lembrar do que definiu a sua escolha por esse imóvel quando você o adquiriu ou construiu – já é um ótimo começo. Isso facilitará que o corretor produza uma melhor descrição do seu imóvel.


6. Confie na avaliação da imobiliária. Se você escolheu uma imobiliária de confiança para anunciar e ela avaliou o seu imóvel em um determinado preço, evite forçar o anúncio acima desse preço de avaliação. Boas imobiliárias sabem exatamente quanto o mercado está disposto a pagar em um imóvel como o seu, anunciá-lo acima disso espantará possíveis interessados e atrasará muito a venda – inclusive esse é um dos principais fatores que inviabilizam a concretização dos negócios.

Considere também que, como as buscas hoje em dia geralmente começam pelos sites das imobiliárias, os clientes acabam usando filtros de busca – aplicando os valores máximos e mínimos que estão dispostos a pagar. Se o seu imóvel estiver anunciado em um preço acima da avaliação, ele simplesmente não aparecerá na busca do interessado – ou aparecerá na busca de interessados inadequados, aqueles que efetivamente procuram imóveis de um padrão mais elevado.


7. Responda rapidamente mensagens e pedidos de agendamento de visita da imobiliária que você escolheu para anunciar. Hoje em dia tudo acontece muito rápido. Se o corretor da sua imobiliária lhe chamou para agendar uma visita com um cliente, responda o mais breve possível, garantindo que não dê tempo de ele perder interesse.


8. A primeira impressão é a que fica. Sempre que houver visitas de interessados, certifique-se de que o imóvel esteja em perfeito estado de limpeza e organização. Se for um imóvel que está vazio há um certo tempo, entregue as chaves com antecedência ao  seu corretor, para que ele possa ir até lá e abrir as janelas, permitindo circulação de ar dentro do imóvel.


BÔNUS: mantenha a documentação em dia. Outro motivo comum para a perda de bons negócios imobiliários é documentação com problemas. Peça ao corretor responsável pelo seu imóvel fazer as devidas verificações de documentação, buscando garantir que quando ele encontrar o comprador ideal para o seu imóvel, o negócio aconteça de forma rápida e sem entraves.


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Foto do autor Pablo Schmits
Pablo Schmits

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